2ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

08/05

Caros Alunos:

Segue abaixo as orientações para  a pesquisa referente a vida na América  antes da conquista europeia: as sociedades maia- inca - asteca.



Antes da conquista europeia, a América conheceu o desenvolvimento de importantes civilizações, que formaram-se ao longo de milhares de anos e que possuíam complexa organização social, econômica e política. Na Mesoamérica encontravam-se os mais e astecas , e no Altiplano Andino, desenvolveu-se o Império Inca.
Pesquise sobre essas três civilizações destacando as suas características gerais, semelhanças e diferenças significativas entre si, e o legado desses povos para as sociedades atuais.


Os registros deverão estar documentados no caderno, com a própria caligrafia e ilustrados com imagens e quadros esquemáticos.

Importante:  prazo de entrega até:  2ª série I Ensino Médio: 23/05  / 2ª série II Ensino Médio:28/05



2º BIMESTRE - ANO 2018

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE ESCRITA 

SOCIEDADE FEUDAL -CARACTERÍSTICAS SOCIAIS - ECONÔMICAS-POLÍTICAS E CULTURAL

1-Leia a canção abaixo:
"Empunhando Durendal, a cortante,
O rei tirou-a da bainha, enxugou-lhe a lâmina
Depois cingiu-a em seu sobrinho Rolando
E então o papa a benzeu.
O rei disse-lhe docemente, rindo:
“Cinjo-te com ela, desejando
Que Deus te dê coragem e ousadia,
Força, vigor e grande bravura
E grande vitória sobre os infiéis.”
E Rolando diz, o coração em júbilo:
“Deus mo conceda, pelo seu digno comando.”
(La Chanson d’Aspremont, século XII. Apud Georges Duby.
A Europa na Idade Média, 1988.).

a) Qual é a cerimônia medieval descrita no texto? Identifique dois versos do texto que contenham

elementos religiosos;
b) Qual o papel da cavalaria na sociedade medieval?
c) O que a figura do papa representa no ritual da cavalaria?

2-Que razões explicam o crescente poder da Igreja Católica durante a Idade Média?

3- "A influência da religião católica na vida das pessoas durante a Idade Média foi marcante.Desde o momento que acordavam até o momento de se deitarem. As pessoas faziam orações, pediam a ajuda divina ou o perdão por seus atos e agradeciam a Deus pelo que lhes acontecia. Todas as cerimônias de alguma importância eram realizadas na Igreja ou com a presença de um membro do clero. Nessas ocasiões, as pessoas que assumiam algum compromisso o faziam em nome de Deus, prestando um juramento que não podia ser quebrado.
Toda vez que alguma pessoa não se comportava de acordo com as regras, era punida. Essa punição variava conforme a gravidade da falta cometida e era estabelecida pelo clero. Ia desde a obrigação de ir à igreja fazer orações extras até o caso extremo em que a pessoa era condenada à morte (...)

a) Dê exemplos de comportamentos das pessoas da época que comprovem essa influência.

b) Que punições as pessoas recebiam quando não obedeciam às regras religiosas?

4-Defina as expressões Heresia e Inquisição, relacionadas ao poder da Igreja na Idade Média.

5-De um modo geral, a cultura medieval apresentava a mulher como um ser mau por natureza, “porta de entrada do demônio na sociedade”, culpada por levar o homem ao “pecado do sexo”.Afirmava-se que a prova dessa proximidade da mulher com o diabo, era ofato de que as mulheres menstruam e os homens, não. Além disso, a medicina caseira era geralmente praticada por mulheres: por isso, algumas acabavam sendo denunciadas como bruxas. Às vezes, os denunciantes eram médicos, que temiam a concorrência dessas mulheres. 
É importante lembrar que a Igreja só admitia a relação sexual com a finalidade de gerar filhos, obedecendo à máxima bíblica:“Crescei e multiplicai-vos”.No modo de pensar medieval, fortemente influenciado pela religião, havia três situações em que a mulher não era considerada demoníaca: se era virgem, se era mãe e esposa ou se era religiosa, vivendo no convento. Em todas essas situações,estava submetida à autoridade de um homem: o pai, o marido ou o bispo e o papa.
Houve casos de pessoas condenadas por terem sido consideradas bruxas; outras, porque suas pesquisas científicas ou as explicações que davam a fenômenos naturais eram diferentes dos que a Igreja aceitava.  
É importante ressaltar também que quase tudo que sabemos sobre a condição da mulher na Idade Média nos foi transmitido por registros feitos por homens. Com isso, não se sabe como as mulheres medievais se sentiam diante da opressão e do silêncio a que eram submetidas.
Apesar  de tudo, existiram mulheres como Cristina de Pisano, que entre os anos de 1395 e 1405, foi uma conhecida escritora. Devemos lembrar também de Joana D'Arc, que liderou os franceses em luta contra os ingleses na Guerra dos Cem Anos, no século Xv, e foi executada na fogueira, condenada por heresia.
( texto retirado do link:https://docslide.com.br/documents/apostila-de-historia-parte-1-evolucao-da-humanidade.html)

a) Retire do texto três informações relacionadas a situação de subordinação da mulher ao homem.

b) Por que as mulheres eram consideradas inferiores ao homem?

c) Sabemos de algum registro relatado pelas mulheres nesse período? Explique.

6- “(...) Por volta do ano de 1010, começaram a circular rumores no Ocidente de que, sob a instigação dos judeus, os sarracenos tinham causado a destruição do Santo Sepulcro e decapitado o patriarca de Jerusalém (...) Então, na esteira da cruzada proclamada pelo Papa Urbano II no Concílio de Clermont em 1095, foi engendrada uma atmosfera de histeria religiosa...”
( RICHARDS, Jeffrey. Sexo, desvio e danação: as minorias na Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993. p. 97) .
 "Deixai os que outrora estavam acostumados a se bater contra os fiéis em guerras particulares, lutar contra os infiéis (...). Deixai os que até aqui foram ladrões tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que outrora foram mercenários, a baixos salários, receber agora a recompensa eterna. (...) uma vez que a terra que habitais, fechada de todos os lados pelo mar e circundada por picos de montanhas, é demasiado pequena para a vossa grande população: a sua riqueza também não abunda, mal fornece o alimento necessário aos seus cultivadores (...). Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai-o àquela raça perversa e submetei-o a vós mesmos." 

(O texto é um trecho do Sermão do Papa Urbano II, convocando os cristãos a organizarem a Cruzada)

A partir dos trechos dos  textos e considerando os objetivos das Cruzadas,responda:

a) Quais as razões  que levaram os europeus a organizarem as cruzadas?

b) Quais as suas consequências para o mundo ocidental daquele período?

c) Que relação pode ser estabelecida entre a Igreja, as Cruzadas e a cavalaria medieval?

7-Assista o vídeo sobre a Peste Negra e responda às questões:


a) Trajetória da doença:

b) Locais por onde se disseminou e por quê:

c) Forma de transmissão:

d) Conseqüências da grande peste:

e) Como a Igreja Católica se posicionava frente à grande peste.

8- "De olho no presente".
Depois de analisar os motivos de grandes surtos de peste na Idade Média, colete dados sobre as doenças  que ainda hoje são motivos de grandes preocupações para as autoridades, como por exemplo, cólera, a dengue, a tuberculose.Apontar as medidas necessárias para impedir sua propagação.


1º BIMESTRE - ANO 2018

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE II - "DE OLHO NO PRESENTE" 

 CRISE NA VENEZUELA ( CHAVISMO E BOLIVARIANISMO)
Hugo Chávez assumiu a presidência na Venezuela em 1999. Entre as características do Chavismo (ideologia de esquerda política baseada nas ideias, programas e estilo de governo associados à sua figura), estavam a política nacionalista e autoritária e ao combate aos interesses dos EUA. Também admirava Simón Bolívar e seu projeto de formar um bloco solidário entre os países da América Latina. Em 2013 morreu e o seu vice e herdeiro político, Nicolás Maduro ganhou as eleições presidenciais e está governando o país. Porém, a Venezuela está mergulhada numa crise devastadora.
Sobre isso, pesquise:

  • crise econômica (abastecimento de alimentos e produtos de primeiras necessidades - desvalorização da moeda corrente -exportação do petróleo, etc.)
  • crise política (grupos opositores e a favor do governo);
  • crise social(empobrecimento - desigualdades sociais, etc.);
CRISE NO MÉXICO E NO BRASIL
Outros países da América Latina também enfrentam problemas ligados às questões sociais, políticas e  econômicas que contribuem diretamente para o avanço da criminalidade tais como o tráfico de drogas,formação de grupos guerrilheiros, corrupção , etc.
Sobre isso, pesquise:
  • a atuação da Colômbia no combate ao narcotráfico e ao grupo guerrilheiro, as FARC;
  • os cartéis mexicanos de drogas e as medidas do governo para acabar com essa atividade ilegal no país;
  • principais problemas sociais, políticos e econômicos enfrentados pelo povo brasileiro atualmente e as soluções apresentadas pelo governo para resolver essas questões.
IMPORTANTE:
Caros alunos:
Podem pesquisar em grupos, porém, cada um deverá ter em seu caderno as informações registradas. Para uma melhor apresentação, complementarão o trabalho ilustrando com imagens, notícias,tabelas, mapas, etc.
Será vistado até o dia : 01/12 para a 2ª Série E.M. I e 05/12 para a 2ª Série E.M. II



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Caros alunos e alunas das 2ª Séries do Ensino Médio, segue abaixo as questões referentes ao documentário do History Channel "Revolução Francesa. Assistam e respondam corretamente.
Orientações e dúvidas em sala de aula com a professora.


ATIVIDADE ESCRITA DE HISTÓRIA
QUESTÕES REFERENTES AO DOCUMENTÁRIO HISTORY CHANNEL
A REVOLUÇÃO FRANCESA.

1-Descreva a situação social e  econômica da Francesa após o rei Luís XVI assumir o trono.
2-Com a economia em decadência, o rei foi forçado a nomear um ministro que além das idéias liberais, ele tinha apoio do povo, Jacques Necker. Ele obrigou o monarca Luís XVI a convocar a Assembléia dos Estados Gerais que não era chamada desde 1603. Explique o que foi decidido nesse encontro representado pelas três classes sociais francesas.
3- Qual é o marco do início da Revolução Francesa?
4- A Assembléia Nacional redigiu um documento chamado de Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão. Justifique  por que essa declaração tem uma importância histórica.
5-Comente sobre a Marcha das Mulheres para Versalhes e as consequências imediatas desse episódio.
6-O rei cansado de ver os seus poderes sendo limitados e os privilégios de nobres e membros da Igreja também sendo extintos, decidiu fugir e pedir ajuda aos países estrangeiros. Enfim, decidiu retomar os seus poderes. Argumente   por que essa tentativa de fuga  foi catastrófica para ele e o seu povo.
7-Explique a frase: "Com a revolução passaram a pregar que todos eram iguais, inclusive na morte".
8- Por que a preocupação da Assembléia agora era defender a revolução dos inimigos estrangeiros? Qual o papel dos reis franceses nesse momento  político tão divisor?
9-Quem eram  os sans-cullotes? Qual o seu papel na Revolução Francesa?
10-A revolução tomou um rumo sem volta, Por quê?
11-O rei estava morto,Os revolucionários vitoriosos. Mas os inimigos da revolução também teriam uma vitória. Explique o significado dessa  colocação.
12-Em outubro de 1793, Maria Antonieta foi julgada, acusada de traição e espoliação do tesouro nacional. Seu veredito foi o mesmo do seu marido, morte na guilhotina. Elabore um pequeno texto explicando  desde o seu julgamento até a sua execução.
13-Por que o ano de 1793 foi chamado de "Período do terror"?
14-O Terror acabou-se com Robespierre mas não com a revolução.Por quê?
15- Após assistir o documentário e elaborar as questões, aprofunde seus conhecimentos sobre o fato histórico, tendo para isso  algumas afirmações relacionadas à Revolução Francesa:

  • "Alguns historiadores discordavam do fim da revolução. Uns acreditam que ela morreu  quando Napoleão assumiu o poder. Outros porém, acreditam que ela se estendeu até o século XIX e mais além" 
  •   "Quanta violência é justificável por uma sociedade melhor. Se as pessoas têm o direito de abolir um sistema injusto e substituí-lo  por um que acham mais justo.. Quanta violência é justificável para fazer isso????" 
https://www.youtube.com/watch?v=tHkcp0f2kwc